Drones

Jackie Snow, The Download/MIT Technology Review, em 4 de maio de 2018:

QUADRILHA USOU UM ENXAME DE DRONES PARA ATRAPALHAR AÇÃO DO FBI

Os caras maus continuam encontrando novas formas de usar a tecnologia e não é fácil detê-los.

A notícia: de acordo com o Defense One, agentes do FBI faziam campana em uma “situação que se desenrolava” nos arredores de uma cidade não revelada dos EUA, no inverno passado, quando de repente foram cercados por drones que se moviam em torno da equipe. Um agente disse que aquilo “realmente apresentou alguns desafios”.

Os detalhes: Os drones não só interferiram fisicamente na operação, mas também filmaram a ação e enviaram as imagens para o Youtube, para que outros membros da quadrilha pudessem monitorar a cena remotamente.

Por que isso é importante: de contrabando aéreo em prisões a transporte de dispositivos explosivos, criminosos continuam encontrando novos usos para os drones. Os militares dos EUA possuem tecnologia que pode obstruir os canais de comunicação usados pelos controladores para guiar seus veículos, mas esses equipamentos não foram testados em áreas repletas de torres de celulares que facilmente sofrem interferência. E uma vez que drones comerciais podem voar de forma autônoma, algumas técnicas de interferência nem funcionariam. Talvez tenhamos que recorrer às águias treinadas para caçar drones, no final.